Ernesto Tavares da Silva, também conhecido por "Ernesto Pisco", nasceu em 20 de Setembro de 1890 na Rua da Cruzinha, em Albergaria-a-Velha, filho de Matias Tavares da Silva, jornaleiro e proprietário, e de sua mulher Maria de Jesus, jornaleira e doméstica, naturais de Albergaria-a-Velha, moradores na Rua da Cruzinha.
Casou em 14 de Fevereiro de 1912 em Albergaria-a-Velha, com Maria da Conceição de Oliveira Gata. Residiram na Rua dos Salgueirinhos, em Albergaria-a-Velha, onde tiveram filhos.
Ernesto foi inicialmente carpinteiro e mais tarde mestre de obras, tendo sido grande responsável, no plano prático, das grandes obras promovidas pelas Fábricas Metalúrgicas Alba, como as instalações da fábrica Alba, Cine-Teatro Alba (de Albergaria-a-Velha e Sever do Vouga), Hospital, Casa da Criança,
casas dos seus
proprietários (ver fotos), entre outras.
Faleceu em 19 de Dezembro de 1972 em Albergaria-a-Velha.
Fontes/Mais informações: "Albergaria-a-Velha 1910 - da Monarquia à República", de Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário, p. 369 / Eng. Duarte Machado (em grupo do facebook / "Amo a minha terra")
2 comentários:
Verdadeiramente , esta vila/cidade e muio bonita , mas a muitos e imensos anos , eta cidade , quer dizer antes era uma vila , era muito bonita , muito mesmo bonita
liiiiinnnnddddoooo
Enviar um comentário