segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Antiga Escola Adães Bermudes (Escola do Pinheiro)


Em 1898 o Estado abriu concurso para apresentação de projectos para um novo plano de escola, com casa de professor. Recomendava-se que os projectos fossem concebidos para serem utilizados na sua execução os materiais e técnicas de cada região.

Venceu o projecto da autoria do arquitecto Arnaldo Redondo Adães Bermudes. O autor foi nomeado delegado à Exposição Universal de Paris, em 1900, onde apresentou este projecto a concurso, tendo obtido a Medalha de Ouro da Secção de Arquitectura Escolar.

Ao longo do tempo construíram-se algumas centenas destas escolas, que ficaram conhecidas por escolas-tipo Adães Bermudes ou popularmente, por escola dos sininhos.


Antiga Escola Nº2 de Albergaria-a-Velha

A Escola Primária da Rua de Cima, em Albergaria-a-Velha, foi construída em 1901. O edifício pertence ao tipo "Adães Bermudes" com duas salas de aula, uma com dimensões normais e uma outra adaptada, com reduzidas dimensões.

A escola foi conhecida por diversos nomes ao longo dos anos: Escola da Rua de Cima, Escola Adães Bermudes e Escola do Pinheiro. Servia para instrução das crianças do sexo masculino, aí leccionando em 1910 o professor Joaquim António Ferreira.

Foi encerrada com a abertura da Escola EB 1,2. Funcionavam três turmas com 63 alunos onde leccionavam três professores.


Escola Museu

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha cedeu, a título gratuito e por um período de cinco anos, renovável, a antiga escola do Pinheiro ao Agrupamentos 838 do CNE para o desenvolvimento das suas actividades.

Por seu lado, os escuteiros comprometem-se a dinamizar o projecto de valorização da escola, tendo em conta o passado, numa perspectiva museológica, o presente e o futuro, em articulação com a autarquia, e a zelar pelo bom estado das instalações (...).

Tendo em vista a criação do espaço de “valorização da Escola” e a sua vitalidade, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha estabeleceu um acordo com a Escola Superior de Arte e Design do Porto (ESAD), onde um grupo de alunos, da disciplina de Projecto, se debruçou sobre o espaço e apresentou várias propostas que podem vir a ser concretizadas pela autarquia e pelos escuteiros.

A Câmara Municipal atribuiu um prémio aos três melhores projectos:

1º  Ana Rita Ramos;
2º Verónica Santos;
3º Joana Cunha




Fontes/Mais informações: Novos ArruamentosWarwick  / Agrupamento de Escolas de Albergaria (antiga página) / ESAD / Correio do Vouga / Projecto Vencedor  / "Albergaria-a-Velha 1910-da Monarquia à República" de D. Bismarck Ferreira e R. Vigário

Sem comentários: