domingo, 20 de janeiro de 2013

Edifício "Vila América" da Rua Velha, em Angeja, em vias de ser demolido


O edifício "Vila América" da Rua Velha, em Angeja, conhecido popularmente pela "Casa do Caga Milhões", obra do início do Século XX (construída entre 1902 e 1912 segundo a placa que se encontra na fachada), está prestes a ser demolido apesar de merecer outro tratamento como refere Alberto Gonçalves da Silva já que "tem uma fachada notável e é uma obra irrepetível" mesmo que actualmente esteja em ruínas.

O actual proprietário do prédio foi intimado, pela Câmara Municipal, a demolir o edifício até às fundações. Mostra-se mais uma vez a pouca sensibilidade dos nossos governantes, independentemente da cor politica, para a salvaguarda do nosso património. Existindo programas que incentivam a reabilitação deveria ser analisada essa solução antes de obrigar à demolição.


(em blog "Novos arruamentos")

2 comentários:

Anónimo disse...

Este prédio tem de ser classificado como interesse municipal. Como é o caso da casa do Torreão em Albergaria-a-Velha...
(Não é só em AAV que há edifício de interesse municipal ;) )
O Município de AAV deve exigir ao proprietário recuperar/reparar (para não pôr em perigos os cidadãos) o edifício e não a destruição do mesmo.

Anónimo disse...

Exigir??? É fácil falar, especialmente sobre as coisas dos outros... Então e se não houver dinheiro para a recuperacão?...