sexta-feira, 23 de maio de 2014

Albérico Henriques Ribeiro (1886-1955)


Nasceu em 27 de Dezembro de 1886 em Albergaria-a-Velha, e aqui viveu sempre e constituiu família ao casar com uma senhora de uma distinta família de Requeixo, D. Helena de Carvalho Ribeiro. Instalaram-se em moradia própria na esquina da Praça Ferreira Tavares com a Rua Miguel Bombarda onde desenvolveram uma renomada casa comercial, a pensão e casa comercial “Loja do Ferrugento”.

Jovem ainda, decidiu fundar, com o poeta Eugénio Ribeiro, o "Jornal de Albergaria" o qual veio a orientar e a dirigir três anos depois, tendo-o aguentado até ao fim da vida, com colaboração de sua esposa. Foi o jornal que durante mais tempo se publicou no Concelho, pois ainda se manteve, após a sua morte, além de uma dezena de anos.

Graças à sua especial queda jornalística, ao seu equilíbrio e persistente coragem, o semanário suportou os cortes da censura na 1ª República, resistiu ao lápis azul da Comissão de Censura da Ditadura do Estado Novo e sofreu a penúria das duas guerras mundiais, reduzido, às vezes, a urna folha de duas páginas mal tintadas, porque nem as fraquezas do velho prelo, nem as carências de papel davam para mais. Mas, apesar disso, permaneceu como um testemunho e uma crónica da vida comum do Concelho, tendo iniciado ou colaborado em inúmeras obras de beneficio público através de bem orientadas campanhas.

Albérico Ribeiro tomou parte ou dirigiu vários movimentos associativos locais, quer de carácter assistencial e benemérito, como a Operária Albergariense (1913) e a Misericórdia (1923), quer de índole cultural e artística. Durante o primeiro quartel do século XX pertenceu a grupos teatrais e foi intérprete aplaudido nos saraus que faziam parte da vida cultural da época. Foi igualmente co-fundador da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha (1925).

Também dotado para a música tocou na Filarmónica Albergariense de que veio mesmo a ser maestro.

Durante mais de três décadas desempenhou o cargo de Secretário da Câmara Municipal, tendo acompanhado, com o seu saber, experiência e senso, vários presidentes do nosso município e contribuído para a boa gestão municipal.

Faleceu em Albergaria-a-Velha em Dezembro de 1955, com 69 anos de idade.

Fontes: "Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha" de António Homem de Albuquerque Pinho  / "Albergaria-a-Velha 1910-da Monarquia à República" de D. Bismarck Ferreira e R. Vigário

Sem comentários: