quinta-feira, 15 de maio de 2014

Festival "Pão de Portugal" (16, 17 e 18 de Maio de 2014)


Durante três dias a Quinta do Torreão receberá dezenas de produtores de Trás-os-Montes ao Algarve, passando por Portalegre e Viseu, e os visitantes poderão provar diferentes qualidades, formas e sabores de pães típicos de cada zona do País.

Sendo este um evento onde se pretende agregar todos os pães não esquecemos obviamente os mais doces como o Pão de Ló, a Regueifa Doce, entre outras especialidades. Mas não só de pão se faz este festival, uma vez que teremos ainda os mais variados complementos que os acompanham como compotas, queijos, enchidos, vinhos, entre outros.

O Festival nasce este ano em Albergaria-a-Velha, cidade de muitas tradições ligadas ao fabrico deste alimento e berço da Rota dos Moinhos de Portugal. Este é o primeiro festival nacional dedicado à celebração deste alimento tão presente na cultura gastronómica portuguesa.


Muito mais que um evento gastronómico, o evento destaca-se pela sua vertente cultural, lúdica e pedagógica. Como tal, será possível assistir à exposição que retrata o Ciclo do Pão com a curadoria do Museu do Pão, às apresentações de showcooking conduzidas pelo chef Hélio Loureiro, às Conversas com o Pão à Mesa com ilustres convidados, aos espectáculos musicais, ao Ciclo de Cinema sobre a temática para os mais novos, recriações históricas, música entre muitas outras animações para miúdos e graúdos.

Os mais novos terão ainda oportunidade de visitar o Camião Lúdico-Pedagógico do Museu do Pão, participar em várias actividades e pôr mesmo as “mãos na massa”.

O certame contará ainda com um espaço dedicado ao fabrico de pão ao vivo, com vários fornos e mesas de trabalho, onde todos os presentes poderão conhecer todos os passos para a confecção deste alimento.


História e Tradição

Albergaria-a-Velha tem uma grande tradição no fabrico do pão, sendo um dos concelhos que mais moinhos, moleiros e padeiros teve e tem. A Rota dos Moinhos permite conhecer melhor a história desta herança e a intemporal Regueifa continua a fazer as delícias de quem por ali passa.

Foi com base neste historial e saber que nasceu a vontade de dinamizar as raízes de Albergaria-a-Velha através da celebração do pão com os melhores e mais variados pães nacionais. De norte a sul do País existem diversíssimas variedades e qualidades de pão, o que demonstra que ao longo dos tempos este alimento se foi reinventando e adequando aos vários gostos e paladares.

Reunindo os melhores padeiros, cozinheiros e chefs portugueses, este festival foi pensado para as famílias e para os amantes de pão e seus acompanhamentos.

Fonte: Qi Porto de Ideias (em Portal de Albergaria)

Mais informações: página oficial  / facebook

Sem comentários: