sexta-feira, 10 de abril de 2015

Divulgação dos sabores da gastronomia do concelho


Com o objectivo de promover, investigar e divulgar os sabores da gastronomia do concelho, cujas características peculiares e tradicionais importa preservar, foi criada a Confraria Gastronómica de Albergaria-a-Velha.

A confraria nasceu do desafio lançado pelo vice-presidente e vereador do turismo da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, Delfim Bismarck, ao albergariense José Luís Martins Pereira que, tendo sido presidente e fundador de outras confrarias em Aveiro e Sever do Vouga, “poderia partilhar o seu saber para promover a gastronomia local”.


“Temos no nosso concelho restaurantes com óptima confecção e devemos dá-los a conhecer e a provar o que confeccionam, quer aos nossos residentes, quer a quem nos visita”, explica José Luís Martins Pereira que, para além de ser um dos 25 fundadores da confraria, foi convidado para ser o seu grão-mestre.

Entre as várias actividades que a nova associação pretende desenvolver é possível destacar a valorização da qualidade gastronómica dos restaurantes do concelho, através de um prémio, ou a participação em iniciativas culturais e turísticas como o Festival Pão de Portugal.


"Albergaria & Food"

Durante a cerimónia foi lançado o livro "Albergaria, & Food", desenvolvido pela PRAVE – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha, em colaboração com a Glorybox.

Neste roteiro gastronómico “dão-se a conhecer os produtos locais e a forma como são confeccionados para dar origem a pratos tradicionais bem conhecidos”. O cabrito assado no forno, a caldeirada de enguias, os “Turcos” ou as Raivas são apenas algumas das sugestões apresentadas e que podem ser degustadas nos vários restaurantes indicados no livro.

Fontes: CMAAV / Glorybox (adaptado)

"Reuniões de trabalho"

A Confraria de Albergaria-a-Velha foi em Janeiro comer um cabritinho ao Benchick em Ribeira de Fráguas e estava bem saboroso.

Em Fevereiro a Confraria Gastronómica de Albergaria-a-Velha esteve no Cantinho do Letra em Mouquim e... saiu dali muito satisfeita: as Entradas, o Bacalhau, o Cabrito, a Vitela, as Sobremesas, etc... estava tudo deliciosamente confeccionado.

Fonte: Facebook do grão-mestre Zé Lu Martins Pereira

Sem comentários: