sábado, 10 de outubro de 2015

Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela


Em 1982, o Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela (GCRT) já estava organicamente constituído, no entanto somente por escritura pública realizada a 18 de Agosto de 1983 é instituído legalmente. Na base da sua criação esteve um grupo de pessoas que se dedicavam ao ensaio e representação de peças teatrais.

Não havendo, em Telhadela, um local com as condições mínimas para levar ao palco as peças teatrais, optaram por criar uma associação com o objectivo de se construir um salão polivalente. Esta ideia há muito que foi concretizada. A construção de um pavilhão gimnodesportivo adjacente ao salão, é uma realidade na actualidade.

Populares, anos 80

Teatro

O teatro amador é uma das bandeiras desta associação. É uma actividade intrínseca aos habitantes do lugar e altamente valorizada por todos. Podemos dizer que é das actividades que está na génese do surgimento do GRCT. A peça “Mártir do Calvário” representada no início dos anos 90 do século XX, ainda hoje está na memória de muitos. Com um núcleo de teatro amador activo, todos os anos é estreada uma peça teatral que posteriormente visita outros palcos do distrito.

Mártir do Calvário

Marchas

No final da década de 80 do século XX, pela mão do saudoso Sr. César Almeida e da sua esposa D. Helena, dá-se início às Marchas Populares de Telhadela, actividade lúdica de carácter sazonal que continua a ser alvo de grande apreço por parte dos habitantes locais. A sua qualidade cenográfica e coreográfica ultrapassou rapidamente as fronteiras do concelho, sendo comum surgirem convites para as Marchas de Telhadela se fazerem representar em algumas localidades do distrito de Aveiro.

Marchantes
Carnaval

O carnaval também foi uma actividade em destaque, década de 90 do século XX. Sempre que havia desfile carnavalesco na vila de Albergaria-a-Velha, o qual então tinha grande projecção na região, o GRCT comparecia.

Carro alegórico

Atletismo

Durante largos anos, o atletismo foi um dos desportos em que o grupo G. R. C. de Telhadela mais se destacou a nível regional. Muitos foram os atletas provenientes de todos os lugares da freguesia, e não só, que representaram esta associação em provas por todo o país.

Vera Moreira em Gouveia, CN Corta Mato 1988

Cultura

A cultura é um baluarte desta associação, como o seu nome indica. Um dos expoentes máximos do
grupo nesta área foi o lançamento do livro “Telhadela – Perspectiva Histórica e Etnográfica”, uma viagem pelos mais de 900 anos desta aldeia.

Livro
Desportos radicais

O passeio motorizado “Terras do Caima” teve várias edições na primeira década do presente século. O evento era repartido em dois escalões, 4X4, motos e quads. As edições eram realizadas em separado e em espaço temporal diferente.

Terras do Caima

Fitness e Artes Marciais

Aulas periódicas de fitness, alargadas às várias variantes desta modalidade (zumba, jump, step, bokwa etc…) são uma realidade semanal. Anualmente organiza o Encontro de Fitness “Viva em Forma”

O karaté foi outra disciplina em destaque.


1º Encontro

Futsal

O futsal é a área desportiva em que os atletas de Telhadela se têm destacado nos últimos anos. Entre vários segundos lugares alcançados, destacamos a conquista do primeiro lugar em várias provas distritais.

•Época 2007 – 2008, sagrou-se Campeão Distrital de Aveiro na classe Escolas
•Época 2011 – 2012, sagrou-se Campeão Distrital de Aveiro na classe Juvenis
•Época 2012 – 2013, venceu a Taça Distrital na classe de Juniores
•Época 2014, conquistou o campeonato “Aveiro Kids Cup” na classe de Traquinas
•Época 2014 – 2015, vencedor da Taça Distrital na classe


Fonte: grctelhadela

Sem comentários: