sábado, 19 de dezembro de 2015

Inauguração do Centro Cultural de São João de Loure (12-12-2015)


O Município de Albergaria-a-Velha inaugurou no dia 12-12-2015 o Centro Cultural de S. João de Loure, um equipamento orçado em cerca de 1,3 milhões de euros e que teve uma comparticipação comunitária de 995 866,49 euros.

O concerto inaugural do novo equipamento, dividido em duas partes, ficou a cargo das bandas locais, a Banda Velha União Sanjoanense e a Banda Recreativa União Pinheirense.


António Loureiro enalteceu o papel dos técnicos da Autarquia, que elaboraram o projeto do Centro Cultural e a empresa que executou a obra. Agradeceu igualmente ao anterior Executivo e à Junta de Freguesia de S. João de Loure e Frossos.

Num breve historial, o Edil de Albergaria-a-Velha lembrou o antigo Presidente de Câmara Rui Marques, que comprou os terrenos, em 1989, para a instalação do Centro Cultural e o Presidente de Junta, que na altura era Plácido Silva.
 

A obra foi lançada em 2012, pelo anterior Executivo, sem comparticipação de fundos europeus. Quando o Executivo liderado por António Loureiro tomou posse, solicitou apoio ao Programa Operacional Regional do Centro, que foi concedido, cobrindo mais de 84 por cento do investimento elegível.

A Directora Regional da Cultura do Centro Celeste Amaro, em representação do Ministro da Cultura, elogiou as bandas locais explicando que Albergaria-a-Velha é um dos concelhos da Região Centro que mais dinheiro capta na devolução do IVA, na aquisição de instrumentos e fardas.


Celeste Amaro regozijou-se por a Região Centro ser a que mais equipamentos culturais tem, de que é exemplo o novo Centro Cultural de S. João de Loure.

Fonte: CMAAV (adaptado)

Sem comentários: