quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Palbit ganha prémio Inovação COTEC-BPI


A Palbit foi uma das vencedoras da edição de 2015 do prémio PME Inovação Cotec, o galardão que pretende distinguir as empresas que se destacaram no ano pelo seu cariz inovador.

A Palbit (anteriormente denominada Minas e Metalurgia) actua no desenvolvimento, produção e comercialização de ferramentas industriais de elevada performance, executadas em metal duro e aço.

Apesar de ser recente – nasceu em 2004 – a sua origem remonta a 1916, quando assegurava a concessão da exploração das Minas de Galena do Palhal, no concelho de Albergaria-a-Velha.


Com o tempo, a lavra extinguiu-se e a empresa cessou a actividade mineira. Em 1941, em virtude de ter uma concessão de produção de electricidade, foi adquirida pelo Grupo SAPEC e, em 1952, passa a produzir peças e ferramentas de corte utilizando carboneto de tungsténio.

Hoje, actua em três áreas de negócio (ferramentas de corte, anti desgaste e ferramentas para pedreiras) e está presente em cinco continentes e exporta mais de 80% daquilo que produz para mais de 50 países, com predominância para o mercado europeu.

Com 93% do capital da empresa em mãos de accionistas portugueses e 7% nas mãos de um accionista sueco, a produção de ferramentas de corte gera 80% do volume de negócio da Palbit, que em 2014 registou um volume de negócios de cerca de 11,9 milhões de euros.

Fontes: Observador / Palbit / RTP Internacional (2013)     





Imagens de arquivo

Sem comentários: