quarta-feira, 20 de junho de 2018

Centro de Actividades Populares de Alquerubim (CAPA)


O C.A.P.A – Centro de Actividades Populares de Alquerubim tem como objectivo a promoção desportiva, cultural e recreativa da população da freguesia de Alquerubim.

Fundado em 15 de Junho de 1975, só em 20 de Dezembro de 1983 se tornou numa associação legalmente constituída, por escritura lavrada no Cartório Notarial de Albergaria-a-Velha, tendo-se dedicado ao atletismo, ténis de mesa, teatro, jornalismo, música e, nos últimos anos, essencialmente ao futebol.

Embora o seu historial seja modesto, tem participado e organizado em diversos campeonatos e torneios, onde já obteve classificações de realce, nomeadamente nos campeonatos distritais de atletismo do INATEL.


Na época de 1985/1986, filiou-se na Associação de Futebol de Aveiro, tendo participado no Campeonato Distrital de Juvenis e, na época seguinte, para além deste campeonato, participou pela primeira vez, com a equipa sénior, no Campeonato Distrital da III Divisão. Nas épocas seguintes, para além da sua equipa sénior, tem participado nos campeonatos de juvenis e juniores.

Em 26 de Junho de 1990, obteve o diploma de Instituição de Utilidade Pública, cujo despacho foi publicado no Diário da República n.º 145 – II Série.


O ponto alto de participação nos campeonatos distritais, em futebol, da Associação de Futebol de Aveiro é na época de 2000/2001, com a disputa do Campeonato Distrital da Divisão de Honra.

Na época de 2013/2014, sagrou-se vice-campeão distrital, em futsal, na categoria de Infantis da Associação de Futebol de Aveiro e ainda nesta categoria foi vencedor da Taça Distrital e finalista vencido na Supertaça Distrital.


Tem promovido diversos torneios e iniciativas em diversas modalidades: BTT, Trails/Caminhadas, 12 horas de Futsal ou Torneio de Futebol Luís Vasconcelos.

Luís Vasconcelos ou simplesmente o Gouveia, como jogador foi guarda-redes das equipas do Belenenses, Académica e Beira-Mar e como treinador treinou, entre outras equipas, o G.D. Beira-Vouga, o C.F. "Os Azuis do Fial" e naturalmente o CAPA.

Fontes: J.F.alquerubim (adaptado) / facebook / blog

Sem comentários: