terça-feira, 10 de julho de 2018
Metalusa - Fabrico e comercialização de soluções para a construção
A origem da Metalusa remonta aos anos 60 quando Fernando Abreu funda as Manufacturas Abreu (actual Cutbrick Tools), mas é, no início dos anos noventa, que é fundada a Metalo-Ibérica, sob a liderança de Alberto Cravo (genro de Fernando Abreu), que se irá dedicar ao fabrico e comercialização de equipamentos que visam promover a segurança e a produtividade nos trabalhos de construção civil e industria, nomeadamente andaimes multidimensionais, plataformas suspensas e estruturas especiais de engenharia.
A estratégia de crescimento da Metalusa foi orientada pela criação de filiais em países como Espanha (Metalo Ibérica SLU), França (Metalofrace), Marrocos (Patrimetal Maroc), Angola (Betadata), Moçambique (Axial), Chile (Sepco) e Reino Unido (Umetal UK). O mercado externo representa 85% da facturação da empresa e a presença da Metalusa nesses países surgiu como uma solução de recurso para combater a situação de crise, depois de, em 2008, terem visto a facturação descer 45%.
Em 2009 ocorre a cisão da Metalo-Ibérica, S.A. e incorporação dos seus activos produtivos na sociedade Metalusa, S.A. A partir deste momento a Metalusa fabrica os equipamentos e a Metalo-Ibérica S.A. cornercializa os mesmos equipamentos em Portugal e Espanha.
É igualmente efectuada a consolidação de todas as actividades desenvolvidas num Grupo Económico designado por "Grupo Patrilar, organizado em três áreas de actividade distintas: equipamentos, construção modular (Teketo e Modiko, ambas com sede em Aradas, Aveiro) e gestão imobiliária (Patrilar Imobiliária).
A Metalusa vence em 2011 o "Prémio Exportação e Internacionalização“ atribuído pelo jornal de Negócios e Banco BES.
O Grupo Patrilar iniciou em 2015 uma nova área de negócios de Produção Vinícola, na região da Bairrada, com a criação da PositiveWine e da Quatro Cravos.
Na época 2017-2018 a Metalusa patrocinou a equipa de ciclismo LA Alumínios-Metalusa-BlackJack liderada pelo albergariense Edgar Pinto.
O volume global de negócios do Grupo Patrilar atingiu em 2017 os 22 milhões de euros nas quatro áreas de negócios (Equipamentos. Construção Modular, Gestão Imobiliária e Produção Vinícola).
Fontes: Grupo Patrilar / Metaloibérica / Norgarante
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário