sexta-feira, 20 de julho de 2018

Rota dos Moinhos - Moinho do Porto de Riba (Soutelo)


Moinho de rodízio com dois casais de mós accionados pelas águas do Rio Jardim, cuja construção remonta, pelo menos, ao século XIX. O Rio Jardim nasce no concelho de Albergaria-a-Velha, desaguando no Esteiro de Canelas, já no Baixo Vouga Lagunar.

Este é um moinho de consortes ou de herdeiros, originalmente pertencente a várias famílias da aldeia, pequenos e médios lavradores, que no passado o utilizavam de forma regular e mediante uma escala de horas previamente acordada.


Mais recentemente, foi adquirido e recuperado pela APPACDM, integrando-se num aprazível parque de lazer propriedade desta associação local.

Nas imediações deste moinho, curtia-se o linho ficando este submerso em poços que eram abastecidos pelas águas desperdiçadas da levada, compartilhados pelos habitantes da aldeia.


Além da moagem do milho, aqui também se moía a “brença”, nome por que são conhecidos os “cachuços” (caroços) mais pequenos do milho que eram recolhidos à saída do escarlador, à qual se juntava depois o milho e a aveia, sendo o conjunto mais uma vez moído para a alimentação dos animais de criação.

Finalmente, tendo em conta a proximidade dos campos do Baixo Vouga, esta também é uma terra de produtores de arroz, o qual era por vezes descascado neste moinho, utilizando-se para tal uma forra de cortiça entre as suas mós.


Descrição

Moinho de rodízio com dois casais de mós, sendo um deles para moagem de cereal e o outro adaptado a descasque de arroz cultivado no Baixo Vouga.

Morada

Lugar de Porto de Riba, na margem direita do Rio Jardim.

Como chegar

Tomando a estrada que liga o IC2 / N1 na povoação de Albergaria-a-Nova à N 109 emSalreu, encontra poucos quilómetros depois a povoação de Soutelo. Depois de entrar napovoação, corte à esquerda na segunda transversal, junto a um snack-bar. Siga em frente até chegar a uma curva apertada à direita, de onde parte um caminho de terra batida para aesquerda, o qual deve tomar para chegar ao moinho na margem do Rio Jardim.

GPS: N 40º 44 30.75" O 8º 30 ́56.67"


Telefone: 234529300- Geral CM Albergaria-a-Velha
964852743-Sandra Figueiredo
918795674-Isabel Fonseca (APPACDM)

E-mail: turismo@cm-albergaria.pt  appacdm.albergaria@gmail.com

Proprietário

APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Albergaria-a-Velha

Para visitar (todo o ano)

Mediante marcação. Contactar antecipadamente os serviços de Turismo da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha ou a APPACDM.

Fontes: Rota dos Moinhos / Ribeirinhas TV (07-04-2014) / Moinhos de Portugal


Sem comentários: