quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Padres da "Estalagem dos Padres" como episódio cómico no romance "Lição ao Mestre" de Teixeira de Vasconcelos (1875)


"- No dia seguinte partiram para Lisboa Domingos de Sampaio e Thiago Torres, indo pernoitar à pequena povoação de Albergaria, na estalagem daqueles padres que tanta gente ainda viva conheceu a dirigirem mui honradamente a sua hospedaria, e a alegrarem os viajantes tocando-lhes rabeca enquanto ceavam. Maus músicos, muito maus! Porém excelentes padres e conscienciosos estalajadeiros! Nos anos em que vai correndo a nossa historia, deviam ter concluído recentemente a sua ordenação os dois sacerdotes, e dado por completo o estudo da rabeca, porque ninguém lhes ouviu depois senão o que tocavam então."

"- Chegaram cedo os nossos viajantes, e foram dar um passeio na povoação até anoitecer. Adiantando-se na estrada de Coimbra viram ao longe dois homens montados em bestas muares e precedidos por um arrieiro cujos braços, oscilando de um para outro lado como a pendula dos relógios, acompanhavam o movimento do corpo. Pareceu a Domingos de Sampaio que seriam dois estudantes do Coimbra regressando à casa paterna por ocasião das ferias."

" - Não se iludia. Quando se aproximaram mais, Thiago Torres julgou conhece-los, e disse ao alferes, que se a vista o não enganava, eram com efeito estudantes e naturais de Aguiar de Sousa."  (…)


"recolheram á estalagem para cear e dormir. Não se deitavam porém à hora que mais lhes aprazia, os hospedes dos bons padres de Albergaria, porque ao finalizar a ceia, vinham para a sala com a rabeca, e era forçoso pedir a um deles que tocasse, e ouvi-lo até se lhe aplacar o furor (de) músico."

"Domingos de Sampaio não pôde resistir à tentação de se divertir à custa daqueles dois padres, e por isso fingiu ouvir com especial prazer quando um deles foi executando na rabeca, e acompanhou com bravos que pareciam mui sérios, todas as desafinações do respeitável eclesiástico." (...)
 
" (...) Nunca teve ideia de sair daqui, e ir a Lisboa aperfeiçoar-se com algum músico célebre ou ao Porto onde também há professores? A vontade era boa, respondeu o padre, mas falta o melhor. Exige muitos gastos a residência em Lisboa ou no Porto. Sem dúvida, mas aí é que eu posso servi-lo, obtendo-lhe o que de certo não imagina poder alcançar, isto é, discípulos a quem ensine o que sabe, ao mesmo tempo que vai aprendendo com os professores de maior fama todas as dificuldades da musica.
- E acha que eu poderia encontrar discípulos? perguntou o padre sem dar pelos esforços com que os estudantes encobriam o riso."


Nota: Este episódio é um pouco longo, e explora a pouca habilidade dos Padres da Estalagem nas artes musicais (já o Reverendo William Morgan Kinsey fizera referência - aparentemente elogiosa - ao gosto musical de um dos padres), prossegue (mais tarde) com a ida do Padre para o Porto (que julgamos ser meramente ficcional), sendo descrito (de forma algo infeliz) como um convidado indesejado que a todos martirizava com a sua rabeca.

Sem comentários: